POLISSONOGRAFIA
DOMICILIAR (TIPO 3)
A polissonografia tipo 3, ou poligrafia, é um exame portátil validado para o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono (AOS).
A apneia do sono reduz a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares (que ouvem os roncos), aumenta o risco de pressão alta e arritmias cardíacas e influencia na disposição durante o dia.

VANTAGENS DA POLIGRAFIA
-
Avalia a ventilação, o movimento respiratório, frequência cardíaca e a saturação de oxigênio.
-
É validada para diagnosticar a apneia obstrutiva do sono.
-
Paciente dorme em casa.
-
Menor número de fios em relação ao exame convencional.
APNEIA OBSTRUTIVA
DO SONO
-
O que é? É caracterizada por episódios recorrentes de obstrução à passagem do ar pela via aérea durante o sono, causando roncos, queda da saturação de oxigênio e fragmentação do sono.
-
Como suspeitar? São frequentes as queixas de sonolência durante o dia, acordar com sensação de engasgo, além de os familiares relatarem roncos e pausas na respiração à noite.
-
Quem é mais susceptível? É mais comum a partir dos 50 anos de idade, em pessoas acima do peso e nas pessoas com doenças cardíacas.

TRATAMENTO
-
O tratamento depende da causa da apneia:
-
Problemas nasais: importante a avaliação do otorrino, às vezes é necessária cirurgia.
-
Alterações na arcada dentária: necessita de avaliação com o dentista do sono, pois o uso de aparelho intraoral pode corrigir a apneia.
-
Outras condições: a maioria das causas de apneia melhora com o uso de um aparelho chamado CPAP (foto ao lado), que entrega o ar com certa pressão, prevenindo a apneia e os roncos. Na clínica, dispomos de um aparelho de CPAP para o paciente usar por uma a duas semanas com o intuito de avaliar sua adaptação antes de adquirir seu próprio aparelho.
-
